sábado, 24 de abril de 2010

Irracionalidade


Qual o limite para o homem tornar-se um irracional? Observamos no mundo moderno a tendência de membros da sociedade fecharem-se em seus casulos, perdendo a partir daí o contato com a realidade verdadeira e vivendo apenas a virtualidade. Há uma série de fatores que contribuem para que alguns percam a noção das coisas e passem a agir com a mais completa irracionalidade. Até o fato de denominar alguns de irracionais é uma ofensa aos animais.
Nas grandes cidades é muito comum vermos o abandono de pequenos animais nas praças e ruas, vagando em busca de comida e água, lançados à própria sorte em busca da sobrevivência. Infelizmente as pessoas não tem consciência que os pequenos animais também têm vida, que representam vida. Muitos largam seus animais domésticos nas praças quando estão velhos, doentes e algumas vezes, porque já perderam o "atrativo" de se ter um animal de estimação causados pelos modismos repentinos. Lembro certa vez da imensa procura por gatos persas, de preferencia de pelo negro, em razão de determinado personagem de uma novela exibir um exemplar com essas características. Poucos sabem que quando decidimos adotar um animal, temos que ter a noção que esse ato terá que ser consciente que será necessário cuidar pelo resto da vida do animal. Cães e gatos podem viver por até vinte anos. Como muitos não tem esse princípio, acabam abandonando pelo meio do caminho.
Na nossa casa temos dois gatos que fazem a alegria de todos nós. Apesar de sua independência, diferente dos cães que são extremamente leais aos seus donos, os nossos gatos reconhecemos , estão sempre por perto externando sua gratidão por todo o carinho e atenção que dispensamos a eles. E é em razão disso que hoje saímos do nosso cotidiano de postar situações e imagens alegres de felinos para expor a nossa mais profunda indignação e repúdio ao ser irracional que despejou toda sua agressividade nesse pequeno animal que acabamos de resgatar. Segundo tomamos conhecimento, esse indivíduo que não sabemos quem é, senão o denunciaríamos a polícia antes de ele ter se evadido, chutou o animal quando este aproximou-se e foi com tamanha violência, que resultou na perda do olho desse pequeno inocente. Já tomamos as providencias de resgate e atendimento veterinário para amenizar não apenas a dor desse animal mas também a nossa dor em saber que existem seres (ir-)racionais capazes de chegarem a esse ponto.

Nenhum comentário: