Site de leilões eBay proíbe venda de produtos de marfim
da Reuters, em Bangalore (Índia) 21.10.2008
O site de leilões eBay vai proibir a venda de qualquer tipo de produtos feitos com marfim, depois que um grupo de proteção a animais encontrou no portal mais de 4.000 itens com esse material, retirado de elefantes. O veto começa em 1º de janeiro.
"Nós sentimos que esse é o melhor modo de proteger espécies ameaçadas que servem de fonte para uma quantidade significativa de produtos de marfim", afirma a empresa, em comunicado. Elefantes africanos e asiáticos estão na lista de animais ameaçados de extinção.
Um relatório que deve ser divulgado nesta terça-feira (21) pelo IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, na sigla em inglês) afirma que a maior parte dos produtos de marfim vendidos no eBay são comercializados nos Estados Unidos. "Em uma ocasião, um usuário pagou mais de US$ 21 mil por um par de presas de elefante no eBay", diz a organização.
O site afirma que vai permitir apenas a venda de antiguidades que contenham uma pequena porcentagem de marfim em sua composição, como uma mesa com uma pequena incrustação do material ou um piano antigo com esse tipo de tecla.
Para a empresa, antiguidades são peças produzidas antes do século 20. Entretanto, itens que contenham uma grande quantidade de marfim, como peças de jogos de xadrez ou jóias, não serão permitidos, qualquer que sejam suas idades.
Elefantes atropelados
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário